Como aplicar um treinamento EAD

Sem categoria Postado em 04/12/2019

Sem dúvida, é comum que surjam muitos questionamentos quando o assunto é a aquisição de um novo curso ou treinamento para sua equipe.

Contudo, quando o assunto são treinamentos à distância, essas dúvidas podem ser ainda maiores.

Isto é porque se trata de uma modalidade de ensino relativamente nova. Algumas pessoas ainda estão se adaptando com os avanços nessa área.

Por isso, trouxemos hoje um artigo completo sobre como você pode implementar um treinamento à distância na sua empresa. Vamos nessa?

Necessidade

Em primeiro lugar, é importante identificar uma necessidade para tal implementação. Aplicar um curso sem ter identificado a real fonte do problema pode causar muitos prejuízos.

Assim, faça um diagnóstico claro na sua empresa e equipe, para que possa ter uma visão clara das fraquezas e necessidades de melhora.

Desse modo, ao saber exatamente o que precisa ser ensinado, sua visão sobre qual curso deverá adquirir fica muito mais clara.

Perfil dos alunos

Em seguida você precisa saber qual abordagem melhor funciona com aqueles que receberão o treinamento.

Isto é, não adianta contratar uma empresa que aplicará um curso que a sua equipe não compreenderá.

Ou ainda que não satisfaça a real carência de um conhecimento específico. É muito importante conhecer sua equipe.

Para que então você possa adquirir um curso eficaz e que trará os resultados e otimização almejados.

Metodologia

Algumas empresas optam por produzir seus próprios cursos, sejam eles online ou presenciais.

Porém, se você preferir que uma empresa especializada desempenhe esse papel, deve ficar atento.

Pesquise sobre as opções e veja claramente qual a diferença entre elas. Mapeie seus pontos fortes e fracos e saiba a metodologia de ensino de cada uma.

Pois, você deve ter certeza de que encontrou a melhor opção do mercado em conformidade com a necessidade da sua equipe.

Isto é, cada metodologia é diferente e mais ou menos eficiente em certas situações. Cabe a você decidir qual a metodologia será melhor para você e seus funcionários.

Ademais, outras coisas além dos métodos devem ser decididas, como o conteúdo e dimensão do treinamento. Isto é, frequência, duração, etc.

Divulgue

Certamente um passo muito importante é alertar todos aqueles que receberão o treinamento com antecedência.

Embora o conteúdo online possa ser acessado de qualquer lugar a qualquer hora, se acaso a sua intenção for que todos recebam e completem o curso simultaneamente, estes devem se planejar.

Em outras palavras, se você precisa que todos estejam treinados dentro de um prazo, diga isso à sua equipe, para que possam estar cientes da data que deverão concluir o curso.

Aplique o treinamento

Em seguida é hora de colocar tudo em prática! Chegada a data passada para sua equipe, faça uma pequena reunião a respeito do tema.

Apresente aos alunos o treinamento ao qual serão submetidos e aproveite para tirar quaisquer dúvidas.

Uma vez que esclarecidos todos os detalhes acerca do treinamento e a importância deste para o sucesso das operações, o conteúdo pode ser aplicado.

Ademais, quer seja o seu treinamento aplicado pela sua empresa ou uma especializada, é importante se certificar de que todos os alunos estão acompanhando.

Dessa forma, todos podem tirar o máximo proveito do conhecimento, sem que ninguém seja deixado para trás.

Teste o conhecimento

Embora a maioria dos cursos contem com testes ao final do processo, você talvez possa achar interessante averiguar por si só.

Assim, uma metodologia a se considerar seria recuperar uma situação vivida pela empresa no passado e pedir para que a equipe resolva de uma maneira diferente.

Dessa forma, os funcionários podem fixar ainda mais os conhecimentos adquiridos em contato com a realidade vivida no dia-a-dia.

Por fim, esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre como aplicar um treinamento à distância na sua empresa. Fique por dentro do nosso conteúdo para mais dicas como esta. Até a próxima!

Site: www.simtax.com.br

Telefone: (11) 5096-6600

WhatsApp: (11) 97543-4715

E-mail: comercial@simtax.com.br