Como formar preço de venda aplicando o Markup

Sem categoria Postado em 20/08/2019

Em síntese, dentro de uma empresa destinada a comprar e revender produtos, uma metodologia inteligente de formar seus preços de venda é indispensável.

Entretanto, não se preocupe se a sua empresa ainda não possui uma dessas metodologias, pois trata-se de uma ferramenta que raramente é ensinada em faculdades.

Por isso, muitas pessoas precisam aprender como evitar prejuízo na formação dos seus preços na prática.

Mas calma, viemos hoje trazer um artigo sobre Markup, que é o modelo de formação de preços mais aplicado no mercado e pode atender a todas as suas necessidades básicas.

O que é Markup

Como mencionado anteriormente, Markup é uma modalidade de formação de preços bem básica e simples, amplamente aplicada por novos empreendedores.

Pois é constituído de fórmulas extremamente simples e de fácil apuração, o que permite que empreendedores novos no mercado não precisem se preocupar tanto com erros de cálculo.

Apesar de não ser a modalidade mais eficiente para grandes empresas, por exemplo, ele se mostra muito eficiente quando o assunto é atender a maioria dos pequenos negócios.

Importante

Primeiramente, é importante apontarmos que no exemplo a seguir iremos abordar o Markup da forma mais simples possível.

De modo que não levaremos em consideração o montante de impostos, como ICMS, PIS e COFINS ou ST.

Para que possa entender mais sobre o cálculo e manutenção das suas responsabilidades tributárias, indicamos explorar nossos outros artigos.

Mas, por ora, vamos nos atentar a entender o conceito e aplicabilidade do Markup, que pode ajudar muito no controle de lucros da sua empresa.

Como funciona

Só para exemplificar, vamos imaginar um cenário onde uma empresa adquiri determinado produto pelo Preço de Venda (PV) de R$100,00.

Ao qual ela deseja aplicar, no momento da venda, um Markup de 30%, ou seja, ela deseja lucrar essa porcentagem sobre a venda desse produto.

Sendo assim, vamos fazer um cálculo simples para descobrir qual preço de venda ideal, desconsiderando os impostos, que o produto deve ser vendido:

100 * 30% = R$30,00.

Logo, o PV ideal para esse cenário seria igual a R$130,00. Simples, não?

Contudo, é preciso se atentar: a porcentagem calculada é sobre o preço de compra do produto, isto é, o custo de aquisição, e não sobre o valor do PV.

Principal erro

A princípio, vamos imaginar uma loja de sapatos no fim de uma estação. Seu estoque está cheio e precisa ser esgotado para que a empresa possa adquirir a nova coleção da próxima estação.

Nesse sentido, a loja decide fazer uma promoção onde oferece um desconto de 30%, com a finalidade de esvaziar o estoque sem ter prejuízo.

Reduzindo seu Markup a 0%, a empresa garante que o capital investido retorne, apesar de não conseguir lucro sobre as operações.

Contudo, essa empresa calcula o desconto sobre o PV, ao invés de calcular sobre o custo de aquisição, o que vamos verificar na fórmula:

130 * 30% = R$39,00

130 – 39 = PV com desconto de R$91,00.

Assim, vemos que o preço final do produto que teve o desconto calculado sobre o PV é inferior ao custo de aquisição, ou seja, o capital investido não retornou e, assim, a empresa teve prejuízo.

Apuração

Sem dúvida, a apuração de uma aplicação de Markup é tão simples quanto seu desenvolvimento, perceba:

PV: R$130,00 – Custo: R$100,00 = Margem de Contribuição/ Lucro Bruto: R$30,00.

30 / 100 = 30% de Markup.

Desconto máximo

Se acaso você prefira trabalhar com o valor do PV ao invés de calcular sobre o custo de aquisição, é possível utilizar o Markup para calcular o valor máximo de desconto sobre o PV sem gerar prejuízo.

Para que isso seja feito, basta observar a diferença entre o Pv e o custo de aquisição, de tal forma que:

130 —> 100 = 30

30 / 130 = 23,08%, que, por fim, é o valor do desconto máximo calculado sobre o PV.

Recapitulando

Em resumo, o Markup é a modalidade mais difundida de formação de preço de venda e, embora seja a mais básica, é também muito eficiente.

Para que seja aplicada, basta estipular a porcentagem de objetivo de lucro sobre o valor do custo de aquisição e aplicar na fórmula.

Ademais, atente-se às regras simples do Markup para evitar prejuízos sobre as suas operações.

Se acaso preferir calcular sobre o valor do PV, utilize o modelo de cálculo para desconto máximo.

Por fim, no site da SimTax você encontra esse e outros modelos de formação de preços de venda, bem como simuladores para facilitar ainda mais seu entendimento.

A fim de mais artigos como esse, explore nosso site. Se acaso haja alguma dúvida ou sugestão, entre em contato. Então, até a próxima!

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