Como funciona o Mark-up

Para planejar o preço de venda dos seus produtos, uma empresa precisa decidir qual método ela irá aderir.

O que vemos por aí são empresas que não fazem uso de metodologia inteligente na hora de definir os preços de suas vendas.

Na maioria das vezes, até definem esses preços na hora de efetuar de fato a venda, sem planejar antes.

O que abordaremos hoje é um modelo de formação de preços, o Mark-up. Se você gere ou possui uma empresa e quer saber tudo sobre o assunto, venha conosco!

O que é Mark-up

Trata-se de um modelo muito antigo para definir os preços de produtos e é utilizado pela maior parte das pequenas empresas brasileiras.

O objetivo é programar o melhor preço por unidade, somando todos os custos que a empresa tem com aquele produto desde o momento de aquisição ou produção, até as mãos do cliente final.

Á esse valor, soma-se também um objetivo de lucro, gerando assim o valor por unidade. Devem-se levar em consideração muitas situações.

Á exemplo de produtos que recebem descontos em ofertas. O Mark-up daquele produto deve ser capaz de dar uma margem suficiente para que possam ser realizadas ofertas sem que a empresa perca dinheiro.

Em muitos cursos você pode encontrar diferentes formas de explicar o Markup, mas aqui abordaremos a forma mais simples e clássica desse cálculo.

Como calcular

O conceito, na verdade, é bastante simples:

Suponhamos que você adquira um produto por R$100,00. Então você define o seu objetivo de ganho para 30%.

Em primeiro lugar, você deve realizar o calculo com números decimais. Na fórmula:

1 + 0,3 = 1,3

100 * 1,3 = 130.

Logo, o preço da venda deverá ser de R$130,00 para que se obtenham os 30% almejados.

Entretanto, há um problema com essa metodologia. Perceba, os indicadores de uma empresa tratam sobre venda, não sobre custo.

Para que se tenha o resultado de quanto foi o lucro verdadeiro nessa venda, tendo em vista esses indicadores, deve-se dividir o lucro pela venda, ou seja:

30 / 130 = 23,8%

Esse é de fato o lucro obtido nesse exemplo, não os 30% inicialmente planejados. Esse é o motivo pelo qual o Mark-up pode não ser o mais indicado para grandes redes.

Todavia, é um modelo que funciona para pequenas empresas, porém, se você tem uma grande empresa, você verá vantagem em substituir o Markup pelo modelo de Margem.

Dicas

Se está buscando meios de ter os lucros da sua empresa sob controle, invista em formação de preços inteligentes.

Planeje um modelo de formação de preços de venda. Se estiver começando e sua empresa for pequena, o Mark-up sem dúvidas vai atender às suas necessidades.

Mas se busca aprimoramento, avalie o modelo de Margem, estude e aumente seus conhecimentos.

E então apure seus resultados, certamente você não vai se arrepender.

Assista com funciona na prática passo a passo.

Agora que você conhece o Mark-up, continue estudando! Temos muitos artigos como esse, dê uma olhada. Nos vemos na próxima!

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