Conheça as principais estratégias de preço utilizada no mundo

Estratégias Postado em 05/12/2014

Uma empresa pode usar uma variedade de estratégias de preços ao vender um produto ou serviço. O preço pode ser ajustado para maximizar a rentabilidade para cada unidade vendida ou do mercado global. Ele também pode ser usado para defender um mercado existente de novos operadores, para aumentar a quota de mercado dentro de um mercado ou para entrar em um novo mercado.

As empresas podem se beneficiar da redução ou o aumento dos preços, de acordo com as necessidades e comportamentos dos clientes no mercado particular. Definir a estratégia correta para seu posicionamento de preços é fundamental para um negócio bem sucedido. Conheça abaixo as principais estratégias de precificação utilizadas no mundo dos negócios.

Preços Absorção

Método de fixação de preços em que todos os custos são recuperados no preço de venda do produto, acrescido de um montante proporcional dos custos fixos.

Formação de preço de venda com Margem de Contribuição

Preços de venda com a aplicação de margem pode ser aplicado sobre o custo do produto chegando ao preço de venda. A Margem do produto pode ser pelo seu preço de venda ou seu preço de venda menos os impostos, uma opção da empresa. A aplicação de margem facilita também negociação e descontos na venda podendo ser trabalhada para fechar grandes volumes, aplicando margem menores para compras de muitas unidades.

Creaming ou Ckimming pricing

Uma abordagem em que um produtor define um alto preço para um novo produto (como um perfume caro) ou uma forma única diferenciada técnica do produto (como um software avançado para computador). Seu objetivo é obter o máximo de receita do mercado antes que os produtos substituto apareçam. Depois que é realizado, o produtor pode reduzir drasticamente o preço para capturar mais compradores e frustrar os concorrentes. Esta estratégia é empregada apenas por um período limitado para recuperar a maior parte do investimento feito para construir o produto.

Preço chamariz

Precisa vender mais de um produto ou serviço? Aqui está uma idéia intuitiva: oferecer aos seus clientes um produto semelhante, mas inferior, mais ou menos ao mesmo preço. Embora seja improvável que eles vão realmente comprar o item menos atraente, você pode ver um salto nas vendas do que você está tentando vender. Isso é marketing de chamariz. Do ponto de vista psicológico você apenas tirou a dúvida dele e o fez pensar que esta tomando a melhor decisão.

Freemium

Freemium é um modelo de negócio que funciona através da oferta de um produto ou serviço gratuitamente (ofertas tipicamente digitais, tais como software, conteúdo, jogos, serviços web ou outro) durante o uso é oferecida ao clientes funcionalidades para um usuário Premium e aí é realizada a receita.

A palavra “freemium” é uma combinação de dois aspectos do modelo de negócio: “livre” e “premium”. Tornou-se um modelo altamente popular, com notável sucesso.

High-low

É uma prática principalmente utilizada por exemplo em lojas de roupas onde inicialmente os preços são colocados altos e depois de uma mudança de estação o preço cai drasticamente através de divulgação de descontos. Neste caso o cliente fica sem saber qual é o preço correto do produto já que o mesmo variou tanto em um curto espaço de tempo.

Limite de preços

Um limite de preço é o preço fixado por um monopolista para desencorajar a entrada econômica em um mercado, e é ilegal em muitos países. O limite de preço é o preço que o candidato teria de enfrentar, ao entrar, desde que a empresa titular não diminuiu saída. O preço limite é muitas vezes menor do que o custo médio de produção ou apenas baixo o suficiente para não parecer rentável.

Líder de perda (No Brasil chamado de boi de Piranha)

A perda líder ou líder é um produto vendido a um preço baixo (ou seja, pelo custo ou abaixo do custo) para estimular outras vendas lucrativas. Isso ajudaria as empresas a expandir a sua quota de mercado como um todo.

Preços de custo marginal

Preço de custo marginal é a prática de fixação do preço de um produto ou um pouco acima do custo variável para produzi-lo. Essa situação geralmente surge em uma das duas circunstâncias:

A empresa tem uma pequena quantidade de remanescente capacidade de produção não utilizada disponível que deseja usar

A empresa é incapaz de vender a um preço mais elevado

O primeiro cenário é aquele em que uma empresa é mais provável que seja financeiramente saudável – ele simplesmente deseja maximizar a sua rentabilidade com mais algumas vendas unitárias. O segundo cenário é de desespero, onde uma empresa pode alcançar vendas por nenhum outro meio. Em ambos os casos, as vendas se destinam a ser numa base incremental; eles não têm a intenção de ser uma estratégia de preços a longo prazo, uma vez que os preços fixados esta baixa não se pode esperar para compensar os custos fixos de uma empresa.

Preços orientada ao mercado

A definição de um preço com base em análise e pesquisa compilada a partir do mercado-alvo. Isto significa que os comerciantes definem preços dependendo dos resultados da pesquisa.

Por exemplo, se os concorrentes estão precificando seus produtos a um preço mais baixo, então cabe a eles a qualquer colocarem os preços de seus produtos acima ou abaixo, dependendo do que a empresa quer atingir.

Preço impar

É o famoso Preços Psicológico, o método baseia-se na crença de que certos preços ou faixas de preços são mais atraentes para os compradores. Este método envolve a definição de um preço em números, como $ 49,95 em vez de R $ 50,00. Originalmente, esta prática era para evitar furtos de dinheiro por forçar uma caixa para abrir a caixa registradora para pagar a diferença para o cliente e assim, registar a transação . Apesar de não ser suportado por qualquer investigação, seus defensores afirmam que os consumidores ao ver um preço de 49,95 raciocina como 40,00 e não como 50,00.

Pague quanto quiser

Pague o que você quer é um sistema de preços em que os compradores pagam qualquer quantidade desejada para uma determinada mercadoria, por vezes, incluindo zero.

Em alguns casos, um (piso) preço mínimo pode ser definido, e / ou preço sugerido pode ser indicada como orientação para o comprador. O comprador também pode pagar um valor acima do indicado caso desejar.

Preços de penetração

Penetração de preços inclui a fixação do preço baixo com os objetivos de atrair clientes e ganhar quota de mercado. O preço será elevado mais tarde uma vez que esta quota de mercado é adquirida.

Prática de preços predatórios

Prática de preços predatórios, também conhecido como política de preços agressiva destinada a expulsar os concorrentes de um mercado. É ilegal em alguns países.

Preços chamariz Premium

Método de preços em uma organização estabelece um preço artificialmente de produto com um valor alto, a fim de impulsionar as vendas de um outro produto de preço mais baixo. O Objetivo não é vender o primeiro mais o segundo.

Preços Premium

Preços Premium é a prática de manter o preço de um produto ou serviço artificialmente alto, a fim de incentivar as percepções favoráveis entre os compradores, com base unicamente no preço.

A prática destina-se a explorar a tendência para os compradores a assumir que os itens mais caros desfrutar de uma reputação excepcional, são mais confiáveis ou desejável, ou representar melhor qualidade e distinção.

A discriminação de preços

A discriminação de preços é a prática de fixação de um preço diferente para o mesmo produto em diferentes segmentos do mercado. Por exemplo, o mesmo mercado pode ter preços diferentes do mesmo produto de acordo com o bairro que está presente.

Preço líder

É um método utilizado por empresas poderosas, cujo os preços são susceptíveis de ser imitado por outras empresas no mesmo mercado. Preço líderes geralmente também são os líderes de mercado (Oligopólio).

Preços Psicológicos

Os preços projetados para ter um impacto psicológico positivo. Por exemplo, a venda de um produto a R$ 3,99, em vez de R$ 4,00. Se o preço de um produto é de R$ 100 é divulgado R$ 99,99 então ele é chamado de preços psicológico. Na maioria dos consumidores tem um impacto psicológico e parece realmente mais barato.

A distinção menor na fixação de preços pode fazer uma grande diferença nas vendas. A empresa que consegue encontrar pontos de preços psicológicos podem melhorar as vendas e maximizar a receita.

Preços-alvo negócio

Método de preços em que o preço de venda de um produto é calculado para produzir uma determinada taxa de retorno sobre o investimento para um volume específico de produção.

O método de fixação de preços-alvo é usado na maioria das vezes por empresas de serviços públicos, como empresas de energia elétrica e de gás, e as empresas cujo investimento de capital é elevado, como os fabricantes de automóveis.

Preços com base no tempo

Preços com base no tempo é uma estratégia de preços em que o prestador de um serviço ou fornecedor de uma mercadoria, pode variar o preço, dependendo da hora do dia em que é prestado o serviço foi comprado. O fundo racional de preços com base no tempo é esperado ou observado baseado alteração da oferta e da procura.

Conceito muito bem aplicado em companhias aéreas, onde passageiros do mesmo voo pagaram passagem com preços diferentes por conta do momento em que compraram.

Preços com Baseado em valor

Preço com base em valor é a percepção do cliente e nada tem haver com o seu custo de produção. Esta estratégia de preços é frequentemente utilizado quando o valor para o cliente é muitas vezes o custo de produção do produto ou seviço.

Por exemplo, o custo de produção de um CD de software é aproximadamente o mesmo independente do software nele, mas os preços variam com o valor percebido pelos clientes.

 

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