Devo oferecer desconto ou Preço Final direto?

Sem categoria Postado em 02/09/2019

Sem dúvida todos queremos o melhor para nossas empresas, sejamos donos ou representantes comerciais.

Dessa forma, estamos sempre em busca das melhores condições em todos os cenários possíveis do mercado, de modo que aproveitemos todas as vantagens disponíveis.

Por isso, é importante ter em mente que, durante uma negociação, o outro lado estará sempre pensando no melhor cenário para si e sua empresa.

Então, para que saibamos como abordar uma negociação e conseguir o contentamento de ambas as partes, vamos ao artigo de hoje!

Cenário

A fim de ilustrar, vamos imaginar uma cadeia onde uma Indústria busca vender um novo produto a uma Rede de Farmácias.

Assim, o preço de tabela desse lançamento é de R$10,00, calculado sobre as despesas, margem e demais variáveis de modo que atende as necessidades da Indústria.

Mas ao ser apresentado ao produto, o representante da Rede de Farmácias questiona qual a condição comercial que a Indústria pode oferecer a ele, ou seja, qual o desconto que pode receber.

Perceba, isso é uma situação de negociação entre duas ou mais pessoas, de tal forma que está sujeita à critérios específicos.

Ademais, muitas vezes o representante tem a tarefa de apresentar ao seu gerente ou supervisor uma condição comercial que represente um bom negócio.

Assim, essa percepção das necessidades do outro pode fazer toda a diferença na hora de negociar o melhor valor, de modo que ninguém seja prejudicado.

Solução

Visto que abaixar o valor do produto na negociação pode significar um impacto negativo nos lucros da Indústria, às vezes é melhor apresentar o produto de forma que isso se torne possível.

Então, vamos à técnica: o representante da Indústria aborda a reunião com um valor mais alto do que o real preço de tabela como, por exemplo, R$11,00.

Assim, ao ser questionado sobre condições comerciais, ele oferece um desconto de 10% ao negociante da Rede de Farmácias.

Logo, temos que: 10% de desconto sobre R$11,00 equivale ao valor de R$10,00. Mas o valor continua sendo o preço de tabela da Indústria, como isso pode ajudar?

Ora, é simples, uma vez que o negociante está sendo apresentado ao produto pela primeira vez, ele não conhece o preço de tabela.

Então, a menção de 10% de desconto mudará sua percepção de bom negócio. Ainda mais somado ao fato de que ele poderá apresentar ao seu superior a condição comercial adquirida.

Conclusão

Lembre-se, o trabalho de um negociante é conseguir o melhor cenário para sua empresa, isto é, ele precisa apresentar sucesso nas negociações de condições comerciais.

Dessa forma, nenhuma das partes é prejudicada no decorrer da negociação, posto que o lucro da Indústria foi assegurado, enquanto o representante da Rede obteve sucesso na aquisição de desconto.

Por isso, ao lançar um produto, é necessário visão sobre essas situações de negociação, de modo que sejam antecipadas e devidamente resolvidas previamente.

Por fim, em condição de representante de uma Indústria, você deve ter em mãos não apenas os preços de tabela, como também possíveis descontos e valores reduzidos.

Então, esperamos ter ajudado com mais esse artigo. A fim de mais dicas como essa, acompanhe nossas postagens! Se acaso haja dúvidas ou sugestões, ficaremos satisfeitos em atende-lo. Até a próxima!

Site: www.simtax.com.br

Telefone: (11) 5096-6600

WhatsApp: (11) 97543-4715

E-mail: comercial@simtax.com.br