Formação de preço de aplicando Mark-up

Mercado Postado em 19/01/2015

A maioria dos leigos e até mesmo profissionais ficam em dúvida quando se fala em Margem e Mark-up. Muitos acreditam ser a mesma coisa com nomenclaturas diferentes.

Confesso que já passei por isto e quando me aprofundei no assunto percebi que estava aplicando um conceito e falando o nome de outro.

Neste artigo vou mostrar que Margem e Mark-up são regras diferentes, tem aplicações diferentes, tem apuração do resultado diferentes e se regra for aplicada erroneamente pode levar o negócio ao prejuízo.

Vamos abordar o tema Margem e Mark-up sem levar em consideração a parte tributária, até mesmo por questões pedagógicas trataremos de impostos nos próximos capítulos.

Espero que absorvam o conteúdo e melhor que isto aplique o mesmo aos seus negócios.

 

Principais Dúvidas

Tem regras diferentes?

Qual a melhor opção para o meu negócio?

Como aplicar os conceitos para formar o meu preço de venda?

Como apurar o resultado dos dois conceitos?

Mark-up

Vamos começar pelo Mark-up, por ser o mais simples e também o mais aplicado na maioria dos negócios. O fato de ser mais simples, não significa que é o melhor modelo para o seu negócio.

O Mark-up ou Markup é um termo utilizando tanto em economia como em contabilidade e indica quanto o preço de venda do produto esta acima do custo.

O Mark-up é adicionado ao custo total do produto ou serviço com o objetivo de chegar ao preço de venda. Por sua facilidade de aplicação é o método mais utilizado para formar o preço de venda, mas facilidade não deve ser o critério para sua decisão.

É importante conhecer e diferenciar Mark-up de Margem, para assim fazer a melhor opção para o seu modelo de negócio.

Precificar com Markup SimTax

 

 

 

 

 

 

O Mark-up pode ser apresentado de duas formas:  valor ($) ou Percentual (%).

É importante lembrar que o valor que via sobrar em sua apuração será a chamada margem de contribuição. Podemos entender como pequeno valores que vão se somando e esta soma no final do mês deverá ser suficiente para pagar todas as despesas e a sobra será o seu lucro do negócio.

Vamos agora avançar para a estrutura de formação de preço de venda.

 

Estrutura

O preço de venda alcançado com o mark-up, deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos e gerar no final um lucro irá manter a sustentabilidade da empresa.

De forma simples e estruturada estes são os elementos da formação de preço, podendo o Mark-up ser um valor ou percentual:

No exemplo acima aplicando R$ 25,00 ou 33,33% de Mark-up chegamos ao mesmo resultado.

Vamos agora para a parte prática.

 

markup aplicado

 

Formação prática

O principal fator para aprendizagem após o conhecimento dos conceitos envolve a parte prática.

Vamos por partes e a cada avanço estaremos com mais uma peça do quebra cabeça montada.

 

Case

Em um cenário temos o preço de aquisição no valor de R$ 100,00 e desejamos ganhar sobre o seu valor um Mark-up de 40%, teremos o seguinte cálculo:

Preço de venda = Preço de compra * (1+Markup%)

Preço de venda = 100,00 * (1+40%)

Preço de venda = 100,00 * 1,40

Preço de venda = 140,00

markup simtax

Markup %  =  Markup $ /  Custo

Markup %  =  40,00 / 100,00  =  40,00%

Principal erro na utilização do Mark-up

O erro mais cometido é no momento da comercialização, onde o comerciante tem o conhecimento do preço de venda e o Mark-up e utiliza deste percentual para dar o desconto ao produto. Vamos ver com caso onde isto pode dar errado.

Imagine o Comerciante em uma situação onde o objetivo é girar o estoque para a compra de uma nova coleção.

Com este objetivo e sabendo que trabalha com um Mark-up de 40% o Comerciante libera uma promoção com 35% de desconto, pensando que desta forma estaria recuperando o custo de aquisição e ainda ganhando 5%.

 

Para ver como foi o resultado desta operação vamos fechar o resultado da operação:

DRE markup

 

 

 

 

 

Veja que nesta operação o que era para dar um lucro de 5% virou um prejuízo de R$ 9,00 por operação, por isto entenda o conceito e fique sempre atento a sua aplicação.

Lembre Markup simtax

 

 

 

 

 

Para Fixar melhor pratique os exercícios e também faça o download do simulador de margem e mark-up clicando aqui.

Exercício Mark-up

Para melhorar a fixação do conceito do Mark-up, Calcule o preço de venda e feche o resultado da operação.

exercicio markup simtax

 

 

 

apuracao resultado markup simtax

 

 

 

 

Simulador gratuito de Margem e Mark-up

Entenda os principais conceitos de Margem e Mark-up na prática, e escolha o melhor modelo para a sua empresa. Baixe o nosso Simulador atualizado, clicando no link abaixo.

[button link=”https://simtax.com.br/simulador-margem-e-markup-2018/” type=”big” color=”green” newwindow=”yes”] BAIXAR SIMULADOR[/button]