Lista positiva, negativa e neutra

Sem categoria Postado em 14/06/2019

Você sabe o que são as listas positiva, negativa e neutra? Muitas vezes os empresários ou administradores até sabem o que são, mas eventualmente cadastram errado seus produtos e acabam por pagar mais impostos do que deveriam.

Espere, primeiramente vamos nos situar. Para saber mais sobre essas listas importantíssimas, principalmente para o ramo farmacêutico, siga em frente!

Do que se trata

Essas listas categorizam produtos de acordo com a responsabilidade tributária sobre o PIS e COFINS.

Isso mesmo, cada lista corresponde a um tipo de produto, primordialmente medicamentos, que atende a regras diferentes para essa tributação.

Em suma, dependendo do seu tipo de negócio, muitas vezes os produtos de lista neutra sequer fazem parte do seu banco de dados.

O que mais vemos são donos de farmácia que, de tão ocupados cuidando dos afazeres de seu negócio, não cadastram direito os produtos e surpreendentemente acabam dando dinheiro a mais para o governo.

Classificação de medicamentos

  • Lista positiva: compila os produtos que são isentos de PIS e COFINS, ou seja, aqueles que ninguém da cadeia precisa pagar essas taxas;
  • Lista negativa: corresponde aos produtos monofásicos, isto é, produtos que o PIS e COFINS são pagos uma única vez pela indústria farmacêutica no ato da venda, então mais ninguém da cadeia precisa pagar;
  • Lista neutra: engloba os produtos que agem conforme a regra de Débito e Crédito do PIS e COFINS, ou seja, no ato da compra e da venda desse produto, é necessário pagar essas taxas.

Qual a importância

Se acaso você consultar a lista de produtos cadastrados na CMED, por exemplo, encontrará cerca de 24.000 medicamentos, dos quais 20 pertencem à lista neutra.

Destes, salvo farmácias que vendem medicamentos hospitalares ou semelhantes, raramente algum se encontrará no banco de dados do vendedor.

O que devo evitar

Eventualmente, o que acontece é que em caso de dúvida sobre a qual lista pertence determinado medicamento, os responsáveis optam por cadastrar na lista neutra.

O que tem como resultado o pagamento de 9,25% de tributos sobre cada produto, que muitas vezes não são necessários ou já foram pagos.

Se acaso tiver dúvida de em qual lista cada produto pertence, não hesite em pesquisar. Visto que passar alguns minutos checando as informações pode significar perder dinheiro.

De fato, em meio a tanto esforço para aumentar a lucratividade do seu negócio, muitos empreendedores não percebem o dinheiro escapando por entre os dedos.

Por isso, não deixe de avaliar bem e se certificar de que todos os seus produtos estão corretamente cadastrados em seu banco de dados.

Se necessário for, contrate um consultor para fazer essa avaliação. Ele analisará todos os seus cadastros e registros contábeis e fará as alterações necessárias, então tudo estará nos conformes.

Não é incomum que, ao reorganizarem seu banco de cadastros, as empresas notem um aumento imediato de seus lucros, ao passo que deixam de pagar as taxas desnecessárias.

Dica

Na SimTax nós disponibilizamos uma série de cursos online e presenciais para deixar você preparado para lidar com todos esses fatos, que às vezes podem parecem um pouco confusos.

Se acaso for proveitoso, você pode também solicitar um curso in company, personalizado de tal forma a atender todas as especificações da sua empresa.

Por isso, não deixe de explorar o nosso site, cursos e simuladores, de modo a tirar todas as suas dúvidas e garantir que você possa gerir sua empresa com eficiência, aproveitando a máxima lucratividade.

Agora que você já sabe tudo sobre listas positivas, negativas e neutras, é hora de averiguar nos seus cadastros se tudo está correto, não é? Para mais conteúdo como este, fique ligado nos nossos artigos, abordamos os mais diversos assuntos pertinentes a formação de preços, tributação e demais questões da sua empresa. Até a próxima!

Site: www.simtax.com.br

Telefone: (11) 5096-6600

WhatsApp: (11) 97543-4715

E-mail: comercial@simtax.com.br