O que é CMED?

Sem categoria Postado em 26/06/2019

Se você é do ramo de fármacos, certamente já ouviu falar muito sobre a CMED e suas listas, bem como suas regras e regulamentações.

Para que não reste dúvida sobre o que é e como atua a CMED, trouxemos para você hoje um artigo completo sobre o assunto.

Aqui sem dúvida você encontrará todas as respostas que procura acerca desse assunto e poderá seguir seus estudos sobre o mundo dos medicamentos. Então vamos lá!

CMED

Em síntese, trata-se de um departamento especializado da ANVISA, responsável pelo trâmite de regulamentação de medicamentos em todo o território nacional.

Assim, o Departamento de Gestão de Preços (CMED) é incumbido de organizar, gerenciar, regular e estabelecer todos os parâmetros pertinentes aos preços dos fármacos.

Desde que é feito o preço estimado do lançamento de um novo medicamento no mercado, como também os aumentos de preços anuais desse mercado, é reponsabilidade da CMED.

O que isso significa para a Indústria Farmacêutica?

Ao passo que tem seus preços limitados pelo departamento, muitas vezes as Indústrias optam por sequer lançar o medicamento.

Em virtude de custos de produção, mão de obra e tendo em vista a lucratividade, a regulamentação dos preços pode ter como resultado o prejuízo para a empresa ao lançar aquele produto.

Todavia, isso também ajuda as indústrias a garantir um preço justo aos seus produtos e zelar pela competitividade do mercado, uma vez que os preços sejam semelhantes entre as produtoras.

Quando imaginamos um cenário onde os preços sejam plenamente livres, é difícil assegurar essa competitividade.

O que pode ter como resultado a dificuldade de circulação de moeda e crescimento da economia, bem como o prejuízo não apenas para as indústrias, como também para o consumidor final.

Como isso afeta o consumidor final?

O intuito da CMED é principalmente beneficiar os clientes que adquirirão esses produtos, a fim de garantir que não haja exploração de suas condições.

Uma vez que a Indústria tenha o controle total sobre seus preços, ela poderá colocar um produto no mercado com um valor muito acima da realidade de muitos cidadãos.

O que poderia ter como resultado que muitos enfermos sem capital não teriam acesso à remédios dos quais precisam, ou ainda que poderiam adquirir dívidas para que pudessem comprar seus fármacos.

A fim de evitar a exploração do consumidor que precisa de medicamentos, a CMED é rígida com seus parâmetros e regras.

Dessa forma, é assegurado o direito do cidadão a ter acesso a seus remédios e ainda garante, afinal, a competitividade entre as indústrias farmacêuticas.

Base de dados da CMED

Em virtude de ser o órgão regulador, o site da CMED é o mais completo quando o assunto são preços de fármacos.

Uma vez que você precise ter acesso a lista de preços estabelecidos para determinado medicamento, você certamente o encontrará na base do departamento.

Basta pesquisar por “preços CMED” que será imediatamente encaminhado para o site, onde você poderá baixar a lista completa em Excel.

Um pouco mais sobre o site

E não só isso, como também terá acesso às listas positivas, negativas e neutras dos medicamentos de acordo com as regras.

Assim, esclarecerá todas as suas dúvidas, bem como poderá gerenciar sua empresa da melhor forma possível.

Por fim, esperamos que você tenha sido plenamente esclarecido. Se acaso ainda restar alguma dúvida ou, eventualmente, tenha alguma sugestão, conte para a gente! Até a próxima!

Site: www.simtax.com.br

Telefone: (11) 5096-6600

WhatsApp: (11) 97543-4715

E-mail: comercial@simtax.com.br