O que é Medicamento Referência?

Indústria Farmacêutica Postado em 25/11/2016

Você provavelmente já ouviu essas expressões, este medicamento é ético! Qual é o medicamento Marca? Este item é um Similar daquele Referência!

Qual a correlação de medicamentos Éticos/Marca/Referência?

Neste artigo você irá sanar suas dúvidas referente a essa questão.

Os medicamentos Éticos/Marca/Referência são a mesma coisa? Sim, quando falamos qualquer uma dessas nomenclaturas estamos falando de um item referência, e o que tecnicamente é um medicamento referência?

O medicamento Referência, é um produto novo e inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária(Anvisa) Segundo Inciso XXII do art. 3º da lei 6.360/76, porém engana-se quem pensa que apenas esses produtos podem ser considerados como referência, quando estes itens deixam de ser comercializados, quem fica em seu lugar são os Genéricos e os Similares, portanto para um medicamento ser classificado como referência para fins de tributação ele precisa necessariamente estar relacionado na “Lista de Referencia” que a Anvisa disponibiliza em seu site RDC 35/12.

Quando pesquisamos no site da Anvisa, encontramos dois tipos de listas, a Lista A e a Lista B, a diferença entre elas é que na Lista A temos o medicamento com apenas 1 princípio ativo e na Lista B com 2 ou mais, quando algum item tiver alguma cor diferente da cor “Verde” quer dizer que o item era um Genérico ou Similar e passou a ser considerado pela Anvisa como referência, isso ocorre geralmente quando o medicamento Referência deixa de ser comercializado no mercado.

 

Você quer saber mais sobre formação de preço de medicamentos e estratégias de pricing? Quer saber em primeira mão as mudanças e alterações na tributação nacional? Então deixe o seu email para participar da nossa comunidade de empresas, profissionais e especialistas em pricing, onde você poderá sair na frente nas suas estratégias de pricing.