O que é Medicamento Similar?

Indústria Farmacêutica Postado em 17/12/2016

Quando vamos a uma farmácia em busca de algum medicamento, vez ou outra nos deparamos com os medicamentos similares, como estamos acostumados a ouvir, os medicamentos similares são cópias de medicamentos Referência, mas ficamos na dúvida se a eficácia é tão boa quanto, e essa dúvida pode fazer com que desembolsemos um valor maior na hora da escolha.

Este artigo irá te explicar o que é um medicamento Similar!

Conforme já falamos os medicamentos Similares são cópias de medicamentos Referências e para garantir os critérios de qualidade, eficácia e segurança a ANVISA por meio da RDC 134/03 e Resolução 133/03 passou a solicitar testes de bioequivalência desta categoria de medicamentos, porém os medicamentos similares já registrados seguiram  uma ordem de prioridade, ou seja, medicamentos considerados de maior risco, como antibióticos, antineoplásicos, antiretrovirais e alguns medicamentos com princípios ativos já realizaram esta adequação na primeira renovação após a publicação desta Resolução, os demais medicamentos apresentaram os teste somente em 2014, unificando assim a categoria de medicamentos Similares.

Em 2007, foi publicada a Resolução RDC 17/07 com todos os pré-requisitos necessários para o registro do medicamento similar, que é facilmente identificado como (Medicamento Similar) no D.O.U (Diário Oficial da União) por nós que precisamos saber as categorias de cada medicamento para poder formar os preços corretamente.

Com isso os medicamentos Similares podem diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca, deixando assim nós consumidores mais tranquilos no momento da escolha de adquirir ou não um medicamento Similar.

 

Vinicius Baptista

 

Você quer saber mais sobre formação de preço de medicamentos e estratégias de pricing? Quer saber em primeira mão as mudanças e alterações na tributação nacional? Então deixe o seu email para participar da nossa comunidade de empresas, profissionais e especialistas em pricing, onde você poderá sair na frente nas suas estratégias de pricing.