Os desafios da Formação de Preço de venda no Brasil

Mercado Postado em 14/01/2015

Formar o preço de venda de produtos é um grande desafio, mas no Brasil este processo é ainda mais complexo e o motivo esta na tributação incidente nestes produtos.

Formar preço já é um desafio pois exige muito raciocínio estratégico, posicionamento da marca, definição do público, analise de viabilidade de custo entre outros pontos que devem ser avaliados para se colocar um produto no mercado.

A tarefa de se precificar se torna mais desafiadora quando adicionamentos a precificação os impostos:

  1. ICMS
  2. PIS/COFINS
  3. IPI

Estes são os chamados de impostos indiretos com regras, carga tributária e conceitos diferentes, mas que ainda se relacionam.

Para termos uma visão comparativa visual, veja a diferença entre o Brasil e o EUA:

Nos EUA, por exemplo, os impostos são cobrados em forma de percentual no momento da venda, o que torna a formação de preço de venda mais simples, já no Brasil se perde mais tempo para entender, planejar, estruturar e executar a parte tributária do que na própria estratégia.

Os Tempos mudaram

Muitas empresas, grandes e de sucesso, estão percebendo que os tempos mudaram e muita coisa que deu certo no passado não funciona mais.

Evoluímos de um país com alta inflação, onde comparar preços  era uma tarefa praticamente impossível por conta da velocidade de mudança, agora com a estabilidade econômica pesquisar e comparar antes de tomar uma decisão é um fato.

Devemos levar em consideração também que com a abertura econômica mundial o nosso principal concorrente já não esta em nossa rua ou cidade, mas do outro lado do mundo e se chama China.

Todo este processo de mudança traz à tona a famosa mão invisível da economia, que maior que qualquer gestão política traz o equilíbrio das coisas e também o equilíbrio dos preços.

O Mundo esta ficando mais competitivo e empresário tem o desafio de trabalhar de forma mais eficiente e com margens de 10% ou 5% em seus produtos, levando em consideração que a carga tributária pode chegar a 30%.

Então chega o desafio de formar o preço de venda e garantir que vai ganhar 10% contemplando toda a tributação, lembrando que se colocar um preço muito alto esta fora do mercado por falta de competitividade e se colocar muito baixo pode estar correndo o risco de ter prejuízos.

Precificação com Margem

Precificação com Margem

 

A SimTax vem para ajudar empresas que desejam dispostas a evoluir o seu sistema de precificação elevando-o para outro nível.

Vamos mostrar aqui as melhores práticas para se formar preço de forma profissional e garantir a sua lucratividade planejada.

Obs: Este artigo é de formação prática e não de estratégias de precificação.

O saber esta em suas mãos, bom treinamento!