Qual a importância da mentoria para sua equipe

Você já ouviu a frase “sábio é aquele que aprende com os próprios erros, porém, mais sábio é aquele que aprende com os erros dos outros”?

Se acaso já, então você entende a ideia por trás do que chamamos de mentoria. Isto é, atingir seus objetivos é certamente mais fácil quando temos por parâmetros os passos dos que já conseguiram.

Contudo, viemos ressaltar a importância de investir em uma boa mentoria para alcançar  seus objetivos, e não apenas profissional, como também pode ser proveitoso pessoalmente.

Então, a fim de saber mais sobre mentoria e como ela pode ajudar você e sua equipe no caminho até o sucesso, fique conosco até o final!

O que é mentoria

Em resumo, mentoria é o processo no qual um indivíduo experiente transmite conhecimento para outro menos experiente que compartilhe de seus objetivos.

Em outras palavras, é um aconselhamento de alguém que já trilhou o caminho pelo qual você está passando agora.

Assim, o papel do mentor é te apontar direções, de maneira amigável, advertir sobre erros e aconselhar sobre decisões.

Dessa forma, o relacionamento entre mentor e mentorado costuma ser bastante informal e muitas vezes amigável.

Vantagens para sua equipe e empresa

A princípio, a mentoria em grupo poderia facilmente ser comparada a um treinamento. Contudo, é possível que alguém dê um treinamento apenas com conhecimento teórico.

Mas quando falamos de mentoria, nos referimos a experiências reais vividas pelo mentor ao longo de sua jornada, as quais ele vai passar adiante para seu(s) mentorado(s).

Dessa forma, o conhecimento transmitido é mais especifico e o aproveitamento daqueles que aprendem é maximizado.

Diante do exposto, imagine o quão proveitoso poderia ser para você e sua equipe poder contar com os conselhos de um mentor da sua área.

É quase como ter um mapa para o sucesso! É claro que é necessário ter tato e sensibilidade para adequar os conselhos do mentor à sua realidade.

Isto é, embora o mercado e setor sejam os mesmos, algumas peculiaridades variam o quadro e é necessário que as medidas se adequem igualmente.

Quem são os mentores

De forma geral, mentores são pessoas com tempo de carreira e com história de sucesso profissional.

Alguns, embora fora de atividade, ainda participam do mercado justamente aconselhando aqueles que vêm logo atrás dele nesse caminho.

Por outro lado, alguns ainda são ativos e destinam tempo a passar o conhecimento obtido aos seus colegas de setor.

Em resumo, são pessoas bem-sucedidas dispostas a ajudar você e sua equipe a evitar os erros cometidos por elas e alcançar mais rápido seus objetivos.

Talvez essa seja a grande ideia-chave da mentoria: alcançar seus objetivos rapidamente. Uma vez que você não vai perder tempo cometendo os mesmos erros que seu mentor cometeu.

Quanto tempo dura a mentoria

Em suma, uma mentoria bem-sucedida dura até que você atinja todos os objetivos os quais o mentor estava auxiliando.

Logo que a mentoria se inicia, você e seu mentor vão conversar sobre todos os seus objetivos e como ele pode te auxiliar.

Certamente ocorrerão mudanças e adaptações ao longo do tempo, mas enquanto todos os itens não forem ticados da lista, a mentoria tem seu papel.

Porém, talvez seja certo dizer que mesmo quando todos os objetivos forem alcançados, a mentoria ainda terá papel, pois certamente você terá novos objetivos.

Por isso, não hesite em buscar uma mentoria adequada para você e sua equipe. Sem dúvida você vai sentir diferença desde comportamento profissional dos seus funcionários, até os resultados que apresentam.

A fim de mais dicas como esta, nos acompanhe. Não deixe de nos dar o seu feedback, até a próxima!

Site: www.simtax.com.br

Telefone: (11) 5096-6600

WhatsApp: (11) 97543-4715

E-mail: comercial@simtax.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *