Simulador de Margem e Markup

Sem categoria Postado em 23/08/2019

De fato já é de conhecimento da maioria dos empreendedores que para que os lucros sejam os melhores possíveis é imprescindível que seja implementado um sistema de formação de preços de venda inteligente.

Em resumo, existem dois principais sistemas amplamente empregados no mundo dos negócios, desde microempresas até gigantes do mercado.

Ademais, esses sistemas são fortemente difundidos e ressaltamos que não é objetivo desse artigo apontar qual o melhor ou pior entre eles, mas sim explicar o funcionamento para que você mesmo possa tomar essa decisão.

Dessa forma, a fim de tirar quaisquer dúvidas remanescentes acerca da diferença entre os sistemas Margem e Markup, trouxemos hoje um simulado completo para que tudo seja esclarecido!

Markup

Em síntese, o Markup é um conceito inteligente de formação de preços de venda que tem por objetivo o ganho sobre o custo.

Isto é, ele tem como resultado um valor que cobre os custos de aquisição ou produção da mercadoria, ao passo que agrega uma porcentagem estabelecida de ganho sobre esse custo.

Para que seja de pleno entendimento, vamos ao simulado de formação de preço de venda de um produto fictício aplicando o sistema Markup:

  • Preço do produto: R$100,00
  • Objetivo de ganho: 20%
  • Fórmula: 1 + 20% = 120% ou 1,2
  • PV: 100 * 1,2 = R$120,00

Apuração

  • PV: R$120,00
  • Custo: R$100,00
  • Lucro Bruto: 120 – 100 = R$20,00
  • Prova Real: 20 / 100 = 20%

Margem

A princípio, a principal diferença entre os sistemas Markup e Margem é que o primeiro, como explicado anteriormente, é calculado sobre o valor do custo, enquanto que o segundo é sobre o valor da venda.

Para que fique mais fácil entender, vamos ao simulado:

  • Preço do produto: R$100,00
  • Objetivo de Margem: 20%
  • Fórmula base: custo / (1 – margem)
  • Fórmula aplicada: 100 / (1 – 20%)
  • PV: R$125,00

Ademais, é importante ressaltar que esses cálculos podem ser feitos facilmente pelo Excel, não tendo, assim, necessidade de despender muito tempo e esforço.

Apuração

  • PV: R$125,00
  • Custo: R$100,00
  • Lucro Bruto: 125 -100 = R$25,00
  • Prova Real: Lucro Bruto / Preço de Venda
  • Ou seja: 25 / 125 = 20%

Assim, perceba que o Preço de Venda é maior em relação ao apresentado pelo sistema Markup, isto é porque a base do cálculo é o PV, ao invés de o valor do Custo de Aquisição do produto.

Por fim, esperamos que você tenha tido pleno aproveitamento do artigo de hoje. Se acaso ainda restem dúvidas ou sugestões, entre em contato. Esperamos você nos próximos! Então, até lá!

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